ABP

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Foto histórica da ABP

Foto histórica da ABP tem diretores da entidade com Dom Hélder Câmara na Candelária.

A ABP – Associação Brasileira de Propaganda - é a mais antiga entidade do setor em nosso país; foi fundada em 16 de Julho de 1937 com os seguintes objetivos:

- Trabalhar pelo desenvolvimento e enobrecimento da propaganda
- Incentivar o desenvolvimento das técnicas de propaganda
- Defender os interesses dos que trabalham nesta profissão.

É uma instituição de caráter civil, sem fins lucrativos, com sede na Cidade do Rio de Janeiro.

Participaram da sua fundação, renomados publicitários e jornalistas daquela época. É a mais tradicional entidade de classe do Brasil e por onde passaram os mais competentes nomes da propaganda do nosso país. São profissionais de agências, veículos, anunciantes e de todos os setores que compõem o trade da comunicação.

Constituída e integrada por profissionais de propaganda, pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente ligados a essa atividade.

A ABP tem como finalidade social:

a) Reunir pessoas físicas e jurídicas com atividade no campo da propaganda visando o aperfeiçoamento dos profissionais e a qualificação das empresas, tudo com o objetivo de valorizar a atividade da propaganda no Brasil, entendendo-a como fundamental e indispensável à livre circulação de idéias, bens e serviços, base de existência dos Estados e Sociedades democráticos;

b) Defender os interesses da atividade publicitária;

c) Promover a atualização e aperfeiçoamento dos profissionais da propaganda pelo intercâmbio de idéias, experiências e conhecimentos do próprio setor da propaganda e marketing e de outras áreas do conhecimento humano, através de encontros, cursos, seminários, conferências, congressos, exposições, festivais, concursos e pela organização de bibliotecas e editoração de livros e demais veículos de comunicação, impressos e/ou eletrônicos;

d) Atuar junto aos poderes públicos, entidades profissionais e de classe e à sociedade em geral para valorizar a atividade publicitária;

e) Zelar pela preservação dos preceitos éticos na propaganda, defendendo os valores culturais brasileiros, inclusive à língua portuguesa considerados instrumentos essenciais à criação publicitária.

Presidente

Álvaro Rodrigues (Africa)

 

Diretores

Armando Strozenberg (Havas)

Cyd Alvarez

Cyd Alvarez (NBS)

Fabio de Melo (TV Globo)

Fabio de Mello

(TV Globo)

 

Conselho Fiscal

Ricardo Zanella (Africa Rio)

Ricardo Zanella (Africa)

Thomaz Naves (Record)

 

Conselho Superior

Ronaldo Rangel

Ronaldo Rangel

Adilson Xavier (Zola)

Adilson Xavier (Zola)

Alexandre Level (Pro Brasil)

Alexandre Level

(Pro Brasil)

Andrea Veiga (Abril)

Andrea Veiga (Abril)

Daniel da Hora (DH,Lo)

Daniel da Hora (DH,Lo)

Eduardo Salvador (Globosat)

Eduardo Salvador (Globosat)

Emerson Braga (Revolution)

Emerson Braga (Revolution)

Felipe Goron (Infoglobo)

Felipe Goron (Infoglobo)

Flavia Flamínio (ESPM)

Flavia Flamínio (ESPM)

Guilherme Jahara (F.biz)

Guilherme Jahara (F.biz)

Gustavo Otto

Gustavo Otto

(Cubo CC)

Marcio Callage (DM9Sul)

Marcio Callage (DM9Sul)

Marilena Geada (NeogamaBBH)

Marilena Geada

Mario Rigon (Rede TV)

Mario Rigon (Rede TV)

Paulo Castro

Paulo Castro

(Agência 3)

Paulo Gregoraci (W/McCann)

Paulo Gregoraci (W/McCann)

Thiago Biazetto (Tif)

Thiago Biazetto (Tif)

Tuffy Habib

Tuffy Habib

(Bandeirantes)

 

Diretora Executiva

Marion Green

Marion Green

Fundadores da ABP

Ex-presidentes da ABP tiram foto com um dos fundadores, o jornalista Roberto Marinho.

Veja abaixo a lista oficial dos fundadores da ABP:

  • Aldemar Baer Bahia
  • Aldo Xavier da Silva
  • Almério Ramos
  • Antonio A. de Souza e Silva
  • Antonio Herrera
  • Armando D’Almeida
  • Armando de Moraes Sarmento
  • Assis Chateaubriand
  • C. Machado Bittencourt
  • Charles A. Ullmann
  • Cícero Leuenroth
  • David A. Monteiro
  • Edmar Machado
  • Eugênio Leuenroth
  • Fernando Caldas
  • Jorge Mathias
  • José Braz Grottera
  • Julio Cosi
  • Kenneth Peter Wadell
  • L. C. de Souza e Silva
  • Manoel Arroxellas Galvão
  • Moacyr Jarbas Artusi
  • Pery de Campos
  • Renato Pires Castelo Branco
  • Roberto Marinho
  • Rosino Zacchi
  • Sylvio Behring
  • W. A. da Silva
  • Walter Maya

Ronaldo Rangel

DPZ Propaganda
2013 / 2015
2011 / 2013

 

Cyd Alvarez

Cyd Alvarez

NBS
2009 / 2011
2007 / 2009

Adilson Xavier

Adilson Xavier

Giovanni+DraftFCB
2005 / 2007

Armando Strozenberg

Armando Strozenberg

Contemporânea
2003 / 2005
2001 / 2003

Caio Cezar Valli

Caio Valli

Artplan Comunicação
1999 / 2001

Roberto Bahiense de Castro

Roberto Bahiense de Castro

Esquire
1997 / 1999
1995 / 1997

Jairo A. Carneiro

Jairo A. Carneiro

Intermeios e MPM
1993 / 1995
1985 / 1987

Euler Matheus

Euler Matheus

Salles
1991 / 1993

Elysio Pires

Elysio Pires

MPM
1989 / 1991
1981 / 1983

Celso Japiassu

Celso Japiassu

Denison
1987 / 1989

Caio Domingues

Caio Domingues

Caio
1983 / 1985
1961 / 1963

Edeson Coelho

Edeson Coelho

MPM
1979 / 1981

Paulo Roberto de Carvalho

Paulo Roberto  Lavrille

Salles Inter – Americana
1977 / 1979

Aylton Figueiredo

Aylton Figueiredo

MPM
1975 / 1977

Sani Sirotsky

Sani Sirotsky

SGB
1973 / 1975

Alvaro Gurjao da Silveira

Alvaro Gurjão da Silveira

JWT
1971 / 1973

Luiz Macedo

Luiz Macedo

MPM
1969 / 1971

Mauro Sales

Mauro Salles

Salles
1967 / 1969

Victor Berbara

Victor Berbara

Century
1965 / 1967

Herculano Siqueira

Herculano Siqueira

TV Globo
1963 / 1965

Sylvio Behring

Sylvio Behring

O Globo
1959 / 1961
1945 / 1946

Armando Moraes Sarmento

Armando Moraes Sarmento

McCann-Erickson
1957 / 1959

Genival Rabelo

Genival Rabelo

PN
1955 / 1957

Manoel Maria de Vasconcelos

Manoel Maria de Vasconcelos

PN
1953 / 1955

Georgino Sande Peres

Georgino Sande Peres

Correio da Manhã
1951 / 1953

Revista do Radio 1956

Dario de Ameida

A Noite
1949 / 1951

Mario Neiva

Mario Neiva

Rádio Nacional
1947 / 1949

Cicero Leuenroth

Cicero Leuenroth

Standart
1946 / 1947

Almerio Ramos

Almerio Ramos

A Noite
1943 / 1945
1938 / 1939

Alvarus de Oliveira

Alvarus de Oliveira

Eno-Scott & Bowne
1942 / 1943

Armando D'Almeida

Armando D’Almeida

Inter-America
1941 / 1942

Licurgo Costa

Licurgo Costa

DIP
1939 / 1941

Aldo Xavier da Silva

Aldo Xavier da Silva

Sul-Americana
1937 / 1938

2012

Edição do 5° Anuário do Festival Brasileiro de Publicidade. Realização do Festival Brasileiro de Publicidade em Búzios, pela primeira vez fora da Cidade do Rio de Janeiro. Realização do 4° Concurso Cultural Universitário, em parceria com o Instituto Endeavor Brasil e patrocínio das Revistas Coquetel. Criação da logomarca comemorativa de 75 anos da ABP. Criação e divulgação da nova campanha para Entidade Depositária de Comunicação da Propaganda, criada mais uma vez pela Quê Comunicação.

2011

Divulgação da nova campanha e da marca Entidade Depositária de Comunicação da Propaganda, criada pela Quê Comunicação.
Realização da 2ª edição das Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar com mídia oficial do Meio & Mensagem e apoio da ABA, ABAP, IAB Brasil, AMPRO, ABEMD, ABERJE e ABRADI e patrocínio da Arizona. Edição do 4° Anuário do Festival Brasileiro de Publicidade.
Realização do 3° Concurso Cultural Universitário, em parceira com o Instituto Endeavor Brasil e patrocínio das Revistas Coquetel. Lançamento do Folheto Institucional descrevendo os benefícios dos associados. Criação da Nova Carteirinha de Associados.
Lançamento da Logomarca e Nova Campanha de divulgação da Entidade Depositária da Criação de Propaganda.
Reformulação do site da ABP, transformando-o num Portal da Propaganda, com notícias e forte interação pelas redes sociais, entre os seus associados e o mercado. Um site bem mais interessante e dinâmico, com canais interativos e uma roupagem mais moderna, criado pela Microwave.

2010

A ABP assina a parceria com o Instituto Great Place to Work criando a categoria de Agências de Comunicação na pesquisa anual promovida pela instituição na qual são avaliadas as melhores empresas para se trabalhar no país. O estudo será publicado no especial “Melhores Empresas para Trabalhar – 2010″ da Revista Época. A iniciativa da ABP conta com o apoio da ABA, ABAP e da AMPRO e patrocínio da Arizona.

Realização de Mesas Redondas: ciclo de palestras e debates sobre temas de interesse geral para estudantes e profissionais do mercado publicitário realizado em parceria com a ESPM-RJ e apoio da ABA-Rio. Convênio de Cooperação ABP x ESPM, concedendo desconto nos cursos de extensão e de pós-graduação promovidos pela ESPM-RJ para os associados. Edição do 3° Anuário do Festival Brasileiro de Publicidade. Realização do 2° Concurso Cultural Universitário.

2009

Realização do 1° Concurso Cultural Universitário, em parceria com o Instituto Endeavor Brasil, com o objetivo de selecionar e premiar a criação publicitária experimental de alunos dos cursos universitários de publicidade, marketing e propaganda sobre a necessidade de valorização humana de uma educação aberta ao empreendedorismo. Para divulgação do concurso foi realizado uma agenda roadshow nas Universidades/Faculdades cariocas com palestra dos principais profissionais.

Edição do 2º Anuário do Festival Brasileiro de Publicidade com a versão online. Criação de duas novas categorias no Festival Brasileiro de Publicidade: Marketing Promocional e Design, em parceria com a AMPRO e a Objeto Brasil, respectivamente.

2008

Criação do 1º Anuário do Festival Brasileiro de Publicidade. Projeto realizado pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda, que reúne os trabalhos que conquistaram Grande Prêmio, Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze e Prêmios Especiais nas categorias Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Mobiliário Urbano e Internet.

Lâmpadas ABP

As desejadas Lâmpadas do Festival

Participação da ABP ativamente no IV Congresso Brasileiro de Publicidade.

2007

Lançamento da campanha “Toda Censura é Burra” como um alerta contra os efeitos da mentalidade controladora que começa a ganhar corpo na América Latina e atendendo ao clamor do mercado contra as restrições às atividades de comunicação que vinham sendo sistematicamente propostas/impostas por órgãos do Governo.

2006

Finalizou as 11 primeiras entrevistas de História Oral que fazem parte do projeto denominado: “A Propaganda Brasileira: Trajetórias e Experiências dos Publicitários e das Instituições de Propaganda a partir da Fundação da ABP”. Este projeto foi realizado em parceria com a FGV e teve o apoio institucional da Cia. Souza Cruz. Realizou, em parceria com o IBOPE, a terceira edição da pesquisa de âmbito nacional sobre “A Imagem da Propaganda no Brasil.”

2005

Participou em Paris, no mês de março, da promoção denominada “Nuit des Publivores”, evento que abriu as comemorações do Ano do Brasil na França. Representada por seu Presidente que proferiu uma palestra sobre a propaganda brasileira.
Lançou em setembro o “Manual Prático da Propaganda”, com explicações claras e concisas sobre o funcionamento e as relações entre agências, veículos e produtoras com anunciantes.

2004

Iniciou os trabalhos do projeto denominado: “A Propaganda Brasileira: Trajetórias e Experiências dos Publicitários e das Instituições de Propaganda a partir da Fundação da ABP”. O projeto foi criado e desenvolvido pelo CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil e com o apoio institucional da Souza Cruz.
Realização da segunda edição da pesquisa de âmbito nacional sobre “A Imagem da Propaganda no Brasil” em parceria com o IBOPE.
Criação e veiculação do anúncio institucional “Vozes”, mostrando e reforçando a necessidade das empresas anunciarem. As peças foram criadas pela agência Contemporânea.

2003

Lançou a Entidade Depositária da Criação de Propaganda com a finalidade de proteger as agências de propaganda do risco de terem suas idéias publicitárias copiadas ou utilizadas indevidamente por terceiros. Os trabalhos recebidos pela
Entidade ficam em depósito por um período de seis meses com o intuito de comprovar a anterioridade da criação.

2002

Realizou, pela primeira vez, o encontro do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em pleno mandato, com as principais lideranças do mercado brasileiro da Comunicação.
Realização inédita e em âmbito nacional da pesquisa sobre “A Imagem da Propaganda no Brasil”, com a colaboração do Instituto Retrato e do IBOPE.

2001

O Festival passou a se chamar Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro.

1998

Criação e realização simultânea do Festival Internacional de Publicidade ao Festival Brasileiro de Propaganda.

1997

Lançamento do Carimbo Comemorativo dos 60 anos da ABP em parceria com os Correios.

1996

Convocou a classe publicitária para a realização do IV Congresso Brasileiro de Propaganda.

1995

Lançamento da Série ABP – livro “Propaganda de A a Z”.

1991

Criação “O Melhor da Década”, rolo de filmes premiados nos festivais da ABP.

1988

Realização do 1º Jogos Publicitários.

1987

Inauguração das Edições ABP – Direito à Informação;

1981

1° Seminário Internacional de Propaganda Política.

1979

Instituiu o “Prêmio Comunicação”.

1977

Realização do 2° Salão Nacional da Propaganda.

1974

Fundação da Escola Superior de Propaganda no Rio vinculada à ABP.

1972

Realização de um anteprojeto de Auto-Regulamentação da Propaganda.

1969

Organizou e realizou o 2° Congresso Brasileiro de Propaganda.

1964

Participação ativa junto com a ABAP e a APP na redação do substitutivo ao Projeto Almino Afonso, para a regulamentação da profissão, e que mais tarde, acabou gerando a Lei 4.680 (junho 1965).

1963

Criação do curso Preparatório de Propaganda, que foi oficializado pelo Governo do Estado da Guanabara.

1961

Criação em 02/11/1961 como seu departamento, o IVC – Instituto Verificador de Circulação, que em janeiro de 1962 já começava a emitir os primeiros relatórios de auditagem de circulação.

1959

Criação do curso Básico de Técnica de Propaganda.

1957

Organizou o 1° Congresso Brasileiro de Publicidade.

1955

Criou a premiação de “Publicitário do Ano”.

1951

Adquiriu sua sede própria na Av. Rio Branco n° 14 – 17° andar no Centro – RJ.

1949

Promoveu a 1ª Convenção Interamericana de Publicidade no México, participando da fundação da Federação Panamericana de Publicidade no país.

1947

A propaganda brasileira foi representada pelo presidente da ABP nos congressos internacionais, sendo eleito o Presidente do Congresso Internacional de Propaganda, em Paris.

1939

Elaboração do 1° anteprojeto para um Código de Ética Profissional na Propaganda.

1938

Patrocinou o 1° Salão Brasileiro de Propaganda.

1937

Fundação da ABP – Associação Brasileira de Propaganda em 16/07.

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